Quem pode ser um evangelista pioneiro?
No Novo Testamento, podemos encontrar várias responsabilidades de liderança. A estrutura da igreja primitiva não foi complexa, mas simples. Ela possuía três oficiais:
- O bispo – 1 Timóteo 3 explica a qualificação dele. Muitos entendem tratar-se do pastor.
- O diácono – Esta palavra é encontrada apenas seis vezes no Novo Testamento: quatro vezes em 1 Timóteo, uma vez em Filipenses, e uma vez em Romanos (1 Timóteo 3.8,10,12,13; Filipenses 1.1; Romanos 1.1). Esta palavra significa “servo” ou simplesmente “servir”.
- Os anciãos – Atos 14.23 diz que Paulo elegeu “anciãos” por toda a Ásia menor. A palavra “ancião” aparece 56 vezes no Novo Testamento. São 28 referências aos judeus e 28 às igrejas do Novo Testamento. Atos 15.2,4, 6,22-23; 16.4 e 21.8 afirmam que a igreja de Jerusalém tinha anciãos.
Quem foram estas pessoas? Elas foram líderes locais que assumiram a liderança da igreja.
O apóstolo Paulo desenvolveu as seguintes etapas de um processo:
- Ele entrou numa cidade. (Atos 19.1)
- Ele ganhou almas perdidas para Cristo. (Atos 19.8,10,20)
- Ele ensinou os novos decididos. (Atos 19.9,10)
- Ele treinou e equipou líderes locais. (Atos 20.17-21)
- Ele organizou uma igreja e escolheu anciãos (líderes locais) para assumirem a liderança. (Atos 19.1–20.35)
- Ele saiu da cidade e entrou numa outra. (Atos 20.36-38)
Este deve ser o processo do pioneiro. A questão principal para nós é: “Quem pode ser um pioneiro?” Para responder a esta pergunta, estudaremos Efésios 4.11-12. Nesta passagem, há uma lista das funções na igreja.
A primeira é a dos apóstolos. Houve dois tipos de apóstolos. Os primeiros discípulos de Jesus eram apóstolos. Paulo era um apóstolo. A palavra “apóstolo” significa “alguém que é enviado”.
A segunda é a dos profetas. Os profetas eram os pregadores. A palavra profeta aparece 242 vezes na Bíblia. Deuteronômio 18.18 descreve sua função principal: “Do meio de seus irmãos lhes suscitarei um profeta semelhante a ti; porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar” (destaques do autor). Alguns profetas no Antigo Testemunho foram: Arão (Êxodo 7.1), Moisés, Elias, Isaías, Jeremias, Daniel, e muitos outros. E também a esposa de Isaías foi uma profetiza (Isaías 8.3). No Novo Testamento, temos os seguintes exemplos: Jesus Cristo, Ágabo (Atos 21.10) e as quatro filhas virgens de Filipe (Atos 21.9).
A terceira é a dos evangelistas. Estas pessoas são as que proclamam as boas-novas de Jesus Cristo com o propósito de ganhar almas perdidas. (Estes são chamados “pioneiros” no programa evangelismo Pioneirismo). No Novo Testamento, Filipe era um leigo, um diácono e um evangelista. Atos 21.8 diz: “Partindo no dia seguinte, fomos a Cesaréia; e entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele” (destaque do autor). Ele pregava o evangelho às pessoas perdidas e as batizava. Atos 8.12 assevera: “Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acercado reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres.”
Hoje, no mundo todo, temos homens e mulheres que estão exercendo essa função, como missionários e missionárias, iniciando novas igrejas. A quarta é a dos pastores-mestres. Os pastores eram aqueles que principalmente davam o treinamento. O pastor é o líder dos líderes. Ele é um líder espiritual, um servo que dirige seu povo no caminho de Deus. Ele deve ter o dom de ser um mestre e um equipador. Cada crente em Cristo recebeu um dom espiritual quando o Espírito Santo entrou em seu coração no momento de sua conversão. Em 1 Pedro 4.10, encontramos: “(…) servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (destaques do autor). De acordo com Efésios 4.11,12, há membros da igreja que têm o dom espiritual de evangelista.
Quem pode ser um pioneiro e iniciar novas igrejas? Um pastor pode ser um pioneiro? Um leigo pode ser um pioneiro? Um líder pode ser um pioneiro? Um advogado pode ser um pioneiro? Um professor pode ser um pioneiro? Um missionário pode ser um pioneiro?
Todos podem ser pioneiros se receberem o chamado para serem evangelistas e cumprirem as qualificações bíblicas. Quais são as qualificações que devem ter um pioneiro, independentemente de ser um pastor ou um leigo?
- Ser convertido (Atos 9).
- Receber o chamado (Gálatas 1.15,16).
- Ser cheio do Espírito Santo (Gálatas 5.16, Efésios 5.18, Atos 13.9).
- Saber como usar a Palavra de Deus (2 Timóteo 2.15).
- Querer agradar e obedecer a Deus (1 Tessalonicenses 2.4).
- Amar os novos convertidos e cuidar deles (1 Tessalonicenses 2.7-12; Tito 1.9).
- Saber como orar (1 Tessalonicenses 1.2) (Colosenses 4.2-6).
- Estar vivendo uma vida pura (1 Timóteo 5.22, Tito 1.7-8)
- Estar firme na fé (Tito 1.9).
- Atentar para as recomendações de 1 Timóteo 3.
Deixe-nos fazer uma pergunta: como podemos ganhar a nação para Cristo e iniciar uma igreja em cada município, cidade e vila se não usarmos leigos maduros que tenham o dom e exerçam a função de um evangelista? Não há pastores suficientes para alcançar toda a nação. Mas, se os pastores-mestres treinarem um grande exército de leigos que já tenham estes dons, poderemos cumprir o alvo de implantar igrejas em todas as cidades, bairros e vilas.
Quem pode ser pioneiro? Qualquer pessoa que seja chamada pelo Espírito Santo para anunciar as boas-novas de Cristo e iniciar novas igrejas em áreas pioneiras
Fonte: Evangelismo Pioneiro – Thomas Wade