O ser humano sob o controle do Diabo e as armas de Deus para ele vencer

Pr. Gomes Silva – CEPEAPB em Alagoa Grande/PB

(Marcos 14.38).

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o ESPÍRITO, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”

Introdução

Sabemos que satanás e os demônios se preocupam única e exclusivamente com uma coisa: furar sua alma e colocá-lo contra Deus. E nós temos que estar ciente de todas as suas ciladas, sobretudo a sua influência de levar pessoas a não seguir a Jesus (2 Coríntios 4:4) e fazer pessoas a desviar-se do evangelho de Jesus Cristo, principalmente aquelas que nunca se firmaram na Palavra de Deus (1 João 5:18).

A influência do Diabo e dos demônios sobre a humanidade é tão grande que a Bíblia diz: “O Maligno controla o mundo inteiro.” (1 João 5:19, New Century Version) A Bíblia identifica os métodos usados pelo Diabo para influenciar as pessoas.

  • A Bíblia aconselha os cristãos a “lutar contra as artimanhas do diabo”. (Efésios 6:11, NCV) Uma de suas artimanhas é enganar as pessoas, levando-as a acreditar que seus agentes na verdade são servos de Deus. — 2 Coríntios 11:13-15.
  • O Diabo desencaminha as pessoas por meio de adivinhos, astrólogos e médiuns espíritas. (Deuteronômio 18:10-12) O uso de drogas, o hipnotismo e as técnicas de meditação que esvaziam a mente também expõem as pessoas ao controle demoníaco. — Lucas 11:24-26.
  • Religião falsa. As religiões que ensinam doutrinas falsas enganam as pessoas, levando-as a desobedecer a Deus. (1 Coríntios 10:20) A Bíblia chama essas crenças de “ensinos de demônios”. — 1 Timóteo 4:1.
  • Possessão demoníaca. Na Bíblia, encontramos relatos de espíritos maus que assumiram o controle de humanos. Em alguns casos, as pessoas endemoniadas ficavam cegas ou mudas, ou até machucavam a si mesmas. — Mateus 12:22; Marcos 5:2-5.
  • Cega o povo – Nunca esqueça de que “o mundo inteiro jaz no poder do iníquo”. Ele cegou a mente da maioria das pessoas para com este fato. Não o deixe cegar a sua. — 1 João 5:19; 2 Coríntios 4:4;
  • Imoralidade sexual – A isca da imoralidade sexual sempre tem sido um dos principais meios do Diabo para corromper os servos de Jeová. Pouco antes de o povo de Deus, Israel, entrar na Terra da Promessa, Satanás usou atraentes mulheres moabitas como isca para engodar os israelitas para afastá-los do serviço de Jeová. Milhares de israelitas “morderam a isca” e cometeram fornicação, e, em resultado, foram mortos pela sua transgressão. (Números 25:1-3);
  • Infidelidade – Não importa em que área exista a infidelidade. É contrária à Palavra de Deus, que sempre será fiel. Seja no namoro, noivado, casamento, no trabalho, na igreja, nas amizades. Tudo é nocivo à moral e aos princípios bíblico e tem o dedo do Diabo. Por isso, Paulo escreveu a seu filho Timóteo: “(…) Se o negamos, ele também nos negará; se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo” (2 Timóteo 2:11-13).

Veja como evitar a influência do Diabo

Na verdade, tem muita gente temendo as ações demoníacas. Mesmo entre pessoas que vivem na igreja (católica ou evangélica). E, muitas vezes têm, até, pessoas que pensam que nessa “guerra”, o inimigo do homem está vencendo. Deus não tem adversário, pois Ele é soberano no céu e na terra. Foi Ele que fez todas as coisas.

Com certeza: Você não precisa viver com medo do controle demoníaco, pois a Bíblia mostra como é possível ter êxito em se opor ao Diabo:

  • Sujeitai-vos a Deus e resisti ao diabo e ele fugirá de vós – Tiago 4:7
  • Santificai a vossa vida como aquele que vos chamou – 1 Pedro 1:13-16
  • Aprenda a reconhecer os métodos, ou “desígnios”, do Diabo. — 2 Coríntios 2:11.
  • Obtenha o conhecimento da Palavra de Deus, a Bíblia, e ponha em prática o que aprender. Aplicar os princípios bíblicos o protegerá da influência do Diabo. — Efésios 6:11-18.
  • Livre-se de qualquer coisa ligada a atividades demoníacas. (Atos 19:19) Isso inclui livros, revistas, pôsteres, filmes e músicas que promovem o espiritismo.
  • Estude as táticas satânicas – De maneira similar, ‘como soldados excelentes de Cristo Jesus’, podemos estudar as diversas táticas de Satanás e assim evitar de sermos apanhados desprevenidos por quaisquer de seus métodos de agir. — 2 Timóteo 2:3.

Como vencer as ciladas do Diabo?

A Bíblia apresenta várias maneiras através das quais podemos vencer as ciladas do Diabo, que está sempre ao nosso derredor tentando nos destruir da mesma forma como um leão destrói suas presas. O apóstolo Paulo nos exorta a fortalecermo-nos no Senhor e na força do seu poder, revestindo-nos de toda a armadura de Deus para que possamos permanecer firmes contra as ciladas do Diabo (Efésios 6:10-11).

A seguir, a presentaremos 10 armas espirituais eficazes para os ervo de Deus lutar contra os ataques demoníacos no dia a dia:

a) Tenha uma vida espiritual ordenada

Em primeiro lugar, preste atenção à sua vida de oração, que é a base da sua vida espiritual. Dedique um tempo também a ler a Bíblia. Você pode começar lendo Mateus 25:35-40.

b) Rejeite radicalmente a tentação

Um problema no combate espiritual é a resposta lenta e fraca à tentação. Mas, com a graça de Deus, você pode fortalecer sua vontade para rejeitar com decisão e firmeza a tentação desde o começo. Não se esqueça de evitar as ocasiões de pecado, não brinque com fogo.

c) Identifique o inimigo e peça ajuda a Deus

Ao sentir uma tentação, lembre-se de que ela é obra do demônio, inimigo do povo de Deus. E invoque o Senhor com orações breves: “Vinde, ó Deus, em meu auxílio”, “Jesus, confio em ti” etc.

d) Combata a desolação

A desolação espiritual se manifesta como escuridão diante da verdade divina, insensibilidade frente à Palavra, preguiça de fazer o bem, distanciamento do Senhor. Nesses momentos, intensifique: 1) a oração, 2) o exame de consciência e 3) Os sacrifícios (jejuns).

e) Lute contra a preguiça

Realmente, como diz o ditado popular: “Mente vazia é oficina de satanás”. Se você não tem nada para fazer, o diabo lhe oferecerá muitas opções. Fique atento, pois o que lhe parece uma “pérola” pode ser uma armadilha satânica para lhe tirar da presença de Jesus.

f) Use as armas de Jesus no deserto

A oração fervente e prolongada, a mortificação constante (jejum) e a familiaridade com a Palavra de Deus, tanto meditando-a quanto colocando-a em prática, são armas eficazes para combater e vencer Satanás, principalmente repreendendo-o em nome de Jesus, O Cristo!

g) Saiba utilizar a Palavra de DEUS:

Nosso Senhor JESUS CRISTO, quando foi tentado, não deu chance ao Diabo para conversar muito com Ele. A cada insinuação do maligno, ele usava a “espada do ESPÍRITO, que é a Palavra de DEUS” (Efésios 6.17b), dizendo: “Está escrito…” (Meteus 4.4b, 7a, 10b). Por isso, é preciso ler a Bíblia, para usar a Palavra na hora certa.

h) Através da oração.

JESUS nos mandou orar sem cessar para não cairmos em tentação (Lc 22.40; 1Tessalonicenses 5.17). A maioria dos crentes, hoje, não ora. Certo pregador disse:  “O Diabo ri da nossa sabedoria, zomba das nossas pregações, mas treme diante de nossas orações”.

i) Através da vigilância.

JESUS enfatizou a importância da vigilância para não cairmos em tentação (cf. Mateus 26.41a).

j) Através da disciplina pessoal.

Falando sobre o “atleta cristão”, Paulo diz que “aquele que luta, de tudo se abstém” (I Coríntios 9.25a). Em seguida, afirma: “Antes, subjugo meu corpo e o reduzo à servidão para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” (I Coríntios 9.27). Muitos caem, por exemplo, na tentação do sexo, porque não sabem controlar seus instintos.

l) Resistindo ao Diabo

O inimigo sabe qual é o ponto fraco de cada crente, Mas, com determinação e resistência, no Espírito, é possível ser vitorioso (cf. I Pedro 5.8-9; Tiago 5.17). José, jovem hebreu, mesmo pagando terrível preço, não se deixou vencer pelo pecado do adultério. Foi vencedor e exaltado por DEUS.

m) Buscando a santificação

É preciso que o crente viva a separação (santificação) integral para DEUS (Hebreus 12.14; I Pedro 1.15).

n) Ocupando a mente com as coisas espirituais.

Isso se consegue através da oração, jejum, estudo da Bíblia e leitura de bons livros; servindo, evangelizando, louvando, participando da obra do Senhor, santificando a mente, a vida e o corpo (ver 1 Tessalonicenses 4.3-7)

Conclusão

Como a Bíblia diz, o diabo jaz no maligno. Por isso, vivemos aqui na terra enfrentando as adversidades por causa do evangelho da cruz de Cristo. Mas não podemos parar, pois, por causa disso, seremos bem-aventurados (Mateus 5:11-12).

Por esta razão somos exortados por Pedro a procurarmos o conhecimento do cristianismo, claro, através da Palavra de Deus e crescermos na graça do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pedro 3:18).

Você leu acima sobre as formas de atuação de satanás e os seus asseclas demoníacos, que estão no plano espiritual, tentando evitar que pessoas se convertam a Jesus Cristo; ou espalhando mentiras, unicamente com o objetivo de afastar muitos crentes da presença de Deus e das igrejas. Todavia, Deus nos oferece as armas para batalharmos diligentemente contra todas as astúcias ciladas do Diabo (Efésios 6:10-18). Basta tão-somente aprender sobre essas armas e colocá-las em prática no nosso dia a dia.

Obras consultadas:

Bíblia Sagrada Almeida Revista e Atualizada – Novo Testamento. Ed. SBB. 2010.
Bíblia Sagrada Almeida Século 21. Revisada e Atualizada. Ed. Vida Nova. 1ª Edição: 2008
https://www.jw.org.
https://pt.aleteia.org
https://www.apazdosenhor.org.br

Foto ilustrativa: google imagens

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *