Morre no RJ teólogo pentecostal da Assembleia de Deus

A Igreja Assembleia de Deus perdeu um de seus principais teólogos: Pastor e escritor Antônio Gilberto, considerado uma referência na área de Escola Dominical. Ele faleceu nesta segunda-feira (30/07), no Rio de Janeiro (RJ), causando surpresa a todos os irmãos que o acompanhavam no dia a dia. O sepultamento será nesta terça-feira, às 15h, no Cemitério Memorial do Rio.

Nascido na cidade de Várzea, no Estado do Rio Grande do Norte no dia 7 de junho de 1927, Antônio Gilberto converteu-se a Cristo aos 14 anos de idade por meio da evangelização do próprio irmão, José Apolônio da Silva, que se tornaria também pastor nas Assembleias de Deus como ele.

Em 1948, ele ingressou na Marinha do Brasil e no mesmo ano foi transferido para o Rio de Janeiro, onde se casou em 1953 com Iolanda Valente da Silva. Desta união nasceram quatro filhos: Isaque, Ismael, Gil e Ismar.

FORMAÇÃO

Pastor Antônio Gilberto era formado em Teologia, Letras e Pedagogia e obteve seu mestrado em Educação pela Universidade Biola, nos Estados Unidos, tornando-se, assim, um profundo conhecedor dos idiomas bíblicos hebraico e grego.

Pastor Antônio Gilberto deixa um histórico de vida positivo a ser seguido. Sua idade não tirava o ânimo para escrever nem de pregar a Palavra de Deus e muito menos para instruir milhares de professores de escolas bíblicas espalhados por este Brasil a fora através de literaturas que se tornaram best-sellers, como “Manual de Escola Dominical”, “A Bíblia Através dos Séculos”, “Escatologia Bíblica”, “Daniel e o Apocalipse”.

Antônio Gilberto se destacou como educador, jornalista, teólogo e articulista de vários periódicos evangélicos. Ocupou cargo na diretoria da Global University nos Estados Unidos e autor dos diversos livros mestre em teologia, utilizados hoje por vários ministérios, sobretudo pela Igreja Assembleia de Deus.

Foi professor do Instituto Bíblico Pentecostal (IBP) de 1962 e 2º vice-presidente da instituição. Ele fundou o Curso de Aperfeiçoamento de Escola Dominical (CAPED) em 1974, a pedido do Conselho Administrativo da CPAD. Foi ordenado pastor em 1976, mesmo ano que foi convidado pelo missionário norte-americano Bernhard Johnson para fazer parte do projeto da Escola de Ensino Teológico das Assembleias de Deus, a EETAD.

Pastor Gilberto foi membro do Conselho Mundial de Evangelismo do Congresso de Lausanne, na Suíça, e era membro da diretoria da Sociedade Bíblica do Brasil, além de membro da diretoria da Global University, nos Estados Unidos, desde 1999. Foi diretor de Publicações da CPAD de 1989 a 1992, época em que começou a trabalhar como editor da Bíblia de Estudo Pentecostal, lançada em 1995, se tornando a Bíblia de estudo mais vendida no Brasil até hoje.

VELÓRIO
De acordo com a assessoria da AD, o corpo do pastor Antônio Gilberto está sendo velado na Assembleia de Deus Ministério de Cordovil, onde fiéis, amigos e familiares estão se despedindo do pastor.

Informou ainda que o sepultamento está marcado para acontecer nesta terça (31) no Cemitério Memorial do Rio às 15h.

Da Redação
Com informação da cpadnews

Redação: CEPEA - PB

A CEPEA-PB é um ministério da Palavra de Deus voltado para expandir o Reino de Deus, reunir os servos de Deus em adoração e promover a comunhão mútua entre o povo do Senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *